"Há escolas que são gaiolas, há escolas que são asas
(Ruben Alves)

A língua portuguesa e o domínio das TIC são o foco deste blog, tendo como palavras chave: Tecnologia da Informação e da Comunicação, escola/jardim de infância, desenvolvimento e aprendizagem.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Análise e visão crítica do jogo apresentado

De acordo com este texto, o jogo didático escolhido por nós apresenta um potencial educativo apropriado a utilização dentro da sala de aula. Estamos perante um recurso com qualidade, que é uma nova ferramenta ao serviço da aprendizagem de uma forma autónoma, profunda e significativa.
Das várias vertentes que o site escolhido apresenta, escolhemos a língua portuguesa como opção. O que demostra a importância da supervisão por parte do professor em relação ao conteúdo / qualidade a apresentar, assim com a credibilidade do site em si.
O facto de o professor trabalhar conteúdos de uma forma online, mostra a sua mudança de atitude face as tecnologias, bem como prepara os jovens para um mundo verdadeiramente tecnológico.
Em relação ao texto «Como olhar criticamente o software», podemos perceber que a escolha deste jogo é positiva, pois apresenta uma página graficamente motivadora, e na aprendizagem é sempre importante a forma como o conteúdo é estruturado, e o controlo autónomo que o utilizador tem sobre a exploração do documento.
Quando as crianças realizam este tipo de atividades, é fundamental o feedback dos professores, como do jogo, o que acontece neste site ao realizar-se o jogo escolhido.
Em questões de organização do site, este cumpre com aspectos abordados pelo autor, nomeadamente dentro do menu tendo, ícones sugestivos, as legendas e a locução. A nível de navegação, este apresenta uma estrutura de forma escrita e oral. 
Este site encontra-se dividido por anos escolares, o que leva a que a criança escolha o seu ano letivo fazendo jogos de acordo com o seu grau de escolaridade. Independentemente de existirem vários jogos no mesmo espaço, estes apresentam o mesmo grau de dificuldade.
Em suma, o jogo escolhido apresenta características positivas diversas onde a criança pode aprender brincando. Para este sucesso, é necessário que um educador antes de utilizar um software o explore e analise, só assim este poderá ser rentável em contexto educativo.

3 comentários:

  1. Caras alunas,
    sem uma ligação para o jogo é difícil perceber o valor da vossa reflexão. Por favor incluam ainda as referências bibliográficas.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Ora viva professora,
    Já reformulámos aquilo que referiu.

    Com os melhores cumprimentos,
    Margarida e Marta

    ResponderEliminar
  3. Caras alunas,
    a vossa reflexão corresponde às expectativas.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar